... de toma mésis! Um blog sem frescura, sem vergonha e sem educação.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Caos

E tem gente que reclama do transito em SP.





Agora é sério... o problema é sério. De verdade.

Estava eu, ontem, na agência, sem fazer porra nenhuma das 18:30 às 20:00 quando vi uma noticia na globo.com que chamou minha atenção. Ah, porque eu fiquei aqui até às 20h se não tinha nada pra fazer? Por causa do rodízio.

A notícia era sobre o problema do transito em SP... pra quem não sabe (eu não sabia até ver a noticia) ta rolando um fórum pra discutir novas soluções pro caos que vivemos todos os dias. Nessas, um professor da USP calculou um dead line pra nossa cidade, se baseando no número de carros novos na rua por dia: 800 carros. Uma evolução que levaria a cidade a ter 500km de congestionamento no dia 14 de novembro de 2012, às 19h (véspera de feriadão).

Não sei se acredito muito nessas teorias caóticas (sou otimista, acho que as pessoas se ligam antes de dar a merda final e acabam se adaptando), mas que a coisa ta séria, isso ta. Ontem mesmo, saindo às 20 daqui da agência até minha casa, foram 40 minutos. Isso porque trabalho só a 9km de casa, e meu caminho é todo por uma “via expressa”, a 23 de maio. Com a média de velocidade possível nessa via (80 km/hora), eu gastaria só 6 minutos e uns quebrados pra chegar em casa, se conseguisse chegar e manter os 80 km/h. Imagino quem mora longe mesmo, 30, 40km de casa. E ainda tem que depender de transporte público. Conheço vários que, infelizmente, perdem 3, 4 horas do seu dia no trânsito. Tempo que poderiam estar se divertindo, descansando, estudando ou, capitalistamente falando, produzindo mais, gerando mais recursos. Lamentável.

A verdade é que até agora, esse fórum não chegou à solução nenhuma. Culparam o transito pelo crescimento recorde de vendas de autos (Ah, sério! Como eu não tinha pensado nisso antes? Merecia ir pra coleção “Vai ser burro assim na...”) e a falta de interesse do cidadão que tem seu transporte individual, em usar o transporte coletivo. Realmente precisava de um Fórum pra isso, não?

Na minha opinião, transporte público de qualidade é fundamental, indispensável. Eu viria de casa pro trabalho de metrô, por exemplo, se tivesse. Em Paris estão fazendo um programa para uso de bicicletas, parece que as bicicletas são públicas e você pode usar numa boa, nem precisa ter uma. Em Bogotá fizeram mais de 300km de ciclovias e isso diminuiu o trânsito também. É uma solução pro transporte quando se trata de um distância pequena. Mas, sabe como é, né? Esperar que façam alguma coisa pra gente, entre um reajuste no salário deles e outro, é complicado.

Uma outra solução que encontro, é que os empresários comecem a pensar a respeito disso e se adaptem (olha ai o meu otimismo) por conta própria. A maioria das pessoas está na rua no mesmo horário por um motivo: ir ao trabalho. É fácil vc impor que seu funcionário esteja trabalhando às 9h da manhã... mas já pensou quantas horas ele dormiu pra estar lá nesse horário? Cada um com seus problemas? Problema do empresário então, que tem um funcionário desmotivado, cansado e infeliz que, assim, não rende metade do que poderia.

Muitos e muitos trabalhos poderiam ser feitos de casa. O meu mesmo, eu poderia muito bem ta em casa agora, fazendo a mesma coisa que faço todos os dias. Só preciso de internet e telefone. Olhando ao meu redor, vejo + umas 20 pessoas que poderiam estar em casa trabalhando da mesma maneira do que aqui. Porra, são uns 15 carros a menos na rua, só nessa olhada por cima. Calcula ai, se cada empresa mantiver uma porcentagem de funcionários nas suas casas trabalhando, o resultado que reflete ao trânsito.

Utopia? Pode ser. Se preferir, espere ter transporte público de qualidade na cidade inteira.

Nenhum comentário: